top of page
  • Foto do escritorAnimais de Poder

Totem do Caranguejo



A Quantidade de significados desse animal por diferentes culturas ao redor do mundo vai te surpreender...veja só:


O caranguejo está associado às fases da lua e às orações pela chuva nos períodos de seca. Este animal faz parte da caracterização de signos de diferentes horóscopos, como é o caso do zodíaco e do horóscopo indiano, sempre situado após o solstício de verão.


No Xamanismo ele é associado às primeiras águas, é também um símbolo maternal e Zelo por excelência, o cuidado com a família e com a casa.


Na África, na região de Benguela, acredita-se que o caranguejo foi, como a tartaruga, enviado pelo deus Sol para trazer a Terra do fundo do oceano.



Na tradição dos Andaman, o seu primeiro homem, o correspondente ao Adão bíblico, afogou-se e transformou-se em caranguejo assim como a sua mulher, que o tentou salvar.


Na Melanésia, o caranguejo vermelho foi responsável por dar a conhecer a Magia aos seres humanos.


Na China, o caranguejo é uma figura mítica queimada pelo sol, enquanto que no Sião está associado aos pedidos de chuva nos períodos de seca.


No Camboja, sonhar com caranguejos é um sinal de boa sorte e de que os desejos serão realizados.



No horóscopo indiano, é o signo do solstício de verão e na China é chamado o signo da quinta hora do dia, sendo também neste local o caranguejo sinónimo de astúcia e inteligência.


Vamos falar melhor sobre esse signo então...



Sobre a origem dele: Você já ouviu falar de Carcino!? Então...


Carcino, em grego Karkínos (Καρκίνος) ou em latim Câncer é um gigantesco caranguejo pertencente a mitologia grega que aparece nos doze trabalhos de Hércules. Segundo a lenda, ele foi enviado por Hera para enfrentar Hércules, mas acaba sendo derrotado. Apesar de sua participação na história não ter sido tão relevante, a deusa acaba recompensando o monstro levando-o aos céus e transformando a personagem na Constelação de Câncer. No zodíaco, o caranguejo é o quarto signo situado no solstício do verão e que tem como características a sensibilidade, a introspeção, a timidez e a força de vontade. Símbolo das primeiras águas do mundo, é também o símbolo maternal por excelência estando por isso associado à gestação, aos fetos, aos ovos, sementes e rebentos.


Neste sentido matricial, está também ligado à mãe terra, no sentido de que ela abriga, protege e alimenta no seu interior como as grutas, cavernas e subsolo. Associado à lua, por ser este o planeta feminino e maternal por excelência, o signo do Caranguejo está muito próximo da infância e da maternidade e também, por arrastamento, do domínio da imaginação, do sonho, da fantasia e do romantismo.



Segundo a tradição Asteca, o caranguejo é o símbolo da mediação, da passagem e da reencarnação. Inclusive existe o Deus Caranguejo... Ai Apaec - O Supremo Deus Inca


O Deus Caranguejo Criador Misterioso da Decapitação.

"um ser supremo com presas e um ar de mistério".


A civilização Moche cobriu cerca de 750 milhas da costa no norte do Peru. Um dia ela desapareceu, porém, o povo Moche deixou muitas peças incríveis de cerâmica e artefatos. Entre eles estava a Estátua do Deus Ai Apaec: Ele parece ser um Deus da Decapitação - várias outras representações o mostram segurando uma faca em uma garra e uma cabeça decepada na outra (lembrando a Deusa Kali). Ele também foi visto em forma de aranha e polvo. O que tudo isso significa atualmente está além da nossa compreensão. Mas vamos ao que interessa...



E a Sombra do Caranguejo?


Significados luminosos, lunares e solares já vimos que ele tem de sobra... Zelo.. família.. espírito maternal... protetor dos lares...etc


Mas e a sombra?


MESQUINHARIA


É uma palavra forte não é? Então vamos compreender mais sobre essa sombra!!..


Para que tantas patas? Para que tantos braços?


Lembra quando falamos da origem da constelação de câncer? Então... é bem por aí...


Voltando...



Carcino, em grego Karkínos (Καρκίνος) ou em latim Cancer é um gigantesco caranguejo pertencente a mitologia grega que aparece nos doze trabalhos de Hércules.


Quando não estamos focados em proteger nossa família...filhos... amigos...lar. Zelar por nossos bens verdadeiramente mais valiosos.



Iremos focar em zelar por bens materiais alimentando nosso ego. Ou verdadeiramente falando...tapando buracos vazios em nós...


Não nos preocupando em dividir...apenas em "guardar" só para nós. Porque sem eles: NOS ENXERGAMOS.


E Isso dói


A MESQUINHARIA é uma armadura...assim como a casca do caranguejo....


Dura por fora... Para proteger e esconder algo sensível por dentro.



402 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Flamingo

bottom of page