• Animais de Poder

Totem do Ganso



O ganso é um animal que vive entre a terra e o céu. Considerado excelente comunicador e mensageiro, o simbolismo do totem do ganso sugere que nos comuniquemos mais e vivamos juntos em colaboração comunitária.


O simbolismo do ganso é ampliado devido ao seu comportamento migratório, eles migram no outono e voltam na primavera, voam em formação que lembra a letra "V", indicando o momento para abertura para novas direções, novas ideias e possibilidades, boas notícias, um embarque em uma busca espiritual. O ganso mostra grande resistência durante as migrações, podendo voar até 1600 km sem parar.



Os gansos no mundo espiritual são os mensageiros do além, permitem manter a ligação entre o mundo visível e o mundo invisível. No Egito, quando um novo rei sobe ao trono, quatro gansos são soltos na selva, em todas as quatro direções, para avisar o povo dos deuses do novo líder na Terra. Essa facilidade do Ganso em viajar de um mundo a outro o tornou o animal favorito que os xamãs usam em sua jornada imóvel, especialmente no mundo dos mortos.



Ainda no Egito o Ganso é a representação do Deus GEB: esse deus é representado na forma de um homem barbado trazendo na cabeça um ganso ou a Coroa Branca com adornos, conhecida por Coroa Ritual. Também podia ser retratado simplemente como um Ganso, palavra cuja grafia em egípcio também era Geb "Ganso", e essa ave era seu símbolo, seu animal sagrado e fazia parte da grafia de seu nome em hieróglifos: HIERO GEB.



Por essa associação com o ganso ele é amiúde denominado o Grande Cacarejador e sua filha Ísis às vezes recebia o epíteto de Ovo do Ganso. Geralmente surge como um homem com a pele verde ou preta, a cor das coisas vivas: a vegetação e o lodo fértil do Nilo, respectivamente. Também frequentemente era desenhado deitado de lado sobre a terra, com plantas brotando de seu corpo. Sendo o deus-terra, a terra formava o seu corpo e era chamada de A Casa de Geb ou a Casa do Deus Ganso.


O ganso também é um símbolo de fidelidade conjugal. Os chineses costumavam oferecer alguns gansos para o noivado, simbolizando a força do compromisso. Os gansos são um casal para toda a vida. Uma vez juntos, o mesmo casal fará ninhos e procriará a cada estação.



No Império Romano, os gansos eram os guardiões do Capitólio, eles protegiam a cidade da invasão gaulesa, devido a serem pássaros territorialistas os gansos são muito agressivos e barulhentos quando alguém invade o seu território, o que o coloca em contato com o estado do espirito do guerreiro. Ainda hoje, os gansos são considerados guardas vigilantes.


A medicina do ganso é indicada para aumentar a comunicação, aconselhamento de casais e para ajuda mútua com seus entes queridos, colegas de trabalho.



O ganso é um animal protetor do lar, e ele também fala sobre a fidelidade, o casamento, a família, compromissos e promessas e toda a representatividade que esses fatores tem em sua vida. Quando o Ganso aparece em seu caminho, talvez seja um sinal de que você está pronto para assumir a responsabilidade de uma família, ou se comprometer com um relacionamento de longo prazo. Mas antes, o que você precisa alinhar no momento em seu lar?


A medicina do ganso pode ajudá-lo a encontrar o equilíbrio, a calma e orientação necessária para onde a sua energia deve ser utilizada para harmonizar essa questão, principalmente quando você se concentrou em uma área da sua vida enquanto negligenciava outras. O ganso incentiva a ser fiel aos seus valores e a incorporá-los em suas ações, ele também inspira a defender você mesmo e a sua família. A mensagem que o Ganso traz é sempre clara, direta, com objetivo de despertar a consciência, romper contradições, inconsistências e manipulações.



Nativos do totem do ganso são pessoas leais e amorosas, que apreciam o conforto e a segurança da vida doméstica. São pessoas que adoram viajar, principalmente em férias anuais em família. Normalmente são pessoas calmas, porém teimosas e tornam-se agressivas quando ficam com raiva.


O ganso te alerta para ao apego a seu território, suas posses e seus relacionamentos. Um relacionamento feito para durar deve ser baseado no respeito mútuo e na liberdade individual, em vez de no ciúme e na possessividade. Ficar com alguém que não é certo para você pode não ser o melhor para você.




34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo