top of page
  • Foto do escritorAnimais de Poder

Totem do Pica Pau



O Pica-pau simboliza a capacidade de reconhecer que uma grande oportunidade está batendo à sua porta. O barulho das batidas características do pica-pau chama a atenção de todos ao seu redor. Embora não emita vocalmente, seu ruído atrai seus companheiros, permite que ele se comunique e encontre seu alimento.

Os nativos desse totem sabem o momento de chamar a atenção para si, quando é necessário. São peritos em encontrar coisas que estão invisíveis.


Quando o pica-pau aparece, ele diz que você precisa resolver as coisas sozinho, considerar o que está em sua mente e encontrar uma maneira criativa e original de resolver as coisas. É hora de agir, comunicar-se abertamente com os outros e prestar atenção aos detalhes.


O pica-pau é um sinal de profecia, o sinal de que algo que você sentiu está para acontecer. O pica-pau usa sua cabeça para bater. Isso significa que você precisa basear-se em suas habilidades, conhecimento e sua própria perspectiva e aplicar o que sabe ao trabalho que tem de fazer, em vez de pedir o conselho de outra pessoa.



Você sabe intuitivamente o que fazer, você tem determinação e paciência inabaláveis. Você tem uma habilidade misteriosa de navegar pelos obstáculos de maneiras inovadoras e imaginativas. O pica-pau não sai antes de terminar completamente, e você também não.


Você pode ser teimoso quando se preocupa com alguma coisa. O pica-pau o avisa para não ficar obsessivo e o incentiva a entrar em seu ritmo natural. Também aparece quando você tende a ser repetitivo, fica preso na mesma maneira de fazer as coisas e diz que você precisa se livrar disso.


O pica-pau mostrará alternativas, diferentes maneiras de realizar a mesma tarefa. Ele pode lhe mostrar como seguir um caminho novo e empolgante que acaba por ser o seu.



Simbolismo nativo americano do pica-pau

A sabedoria nativa americana investe profundamente no simbolismo do pica-pau, principalmente por seus temas de proteção domésticos. O pica-pau possui o título de protetor da humanidade, de acordo com a tribo Prairie.

Eles acreditam que seu ninho é um excelente exemplo de proteção das sementes espirituais da humanidade e de garantir que nenhum perigo predatório prevaleça. Assim, os nativos americanos olham principalmente para o pica-pau no significado da casa e seus instintos protetores em relação a isso.

Além disso, também destaca a inteligência e o conhecimento, principalmente provenientes de seus hábitos de cavar e bicar. Ele ensina sobre sua busca incansável por conhecimento e descobertas, garante seu bem-estar com perseverança e protege ferozmente sua progênie.

Os nativos americanos também associam o tamborilar dos pássaros com os batimentos cardíacos da natureza. Eles incorporam o conceito de vida, seu vínculo com a Mãe Terra e a energia contínua fluindo por todos os seres vivos. Os nativos associam os pica-paus incessantes às pulsações da Terra.

Eles acreditam que adornar uma pena de pica-pau permite que a pessoa se comunique com as forças naturais e as domine de certa forma. No geral, eles acreditam que o simbolismo do pica-pau é o ponto crucial da vida e da natureza. Portanto, compreender o significado espiritual do pica-pau é crucial.



Simbolismo celta do pica-pau

A antiga crença celta associa sua base ao totem animal do pica-pau ou ao guia espiritual do pica-pau. Os celtas acreditam que todos os aspectos da vida se interligam, por exemplo, as árvores, os espíritos da Terra, o fogo, o ar, a água, os animais, a flora e tudo o que vive ao lado deles.

Animais e pássaros representam vitalidade e fertilidade na mitologia celta. Suas qualidades de crescimento, movimento, ao mesmo tempo que proporcionam vida e vitalidade contínuas por meio de seus ossos, peles e carne para suas tribos, ligam-nos a esse simbolismo.

Os pássaros, em particular, representam habilidade, derramamento de sangue e conhecimento nas crenças celtas. Os celtas acreditam que a fala dos pássaros pode trazer benefícios significativos para eles, e muitos heróis celtas foram capazes de descobrir segredos e perigos ganhando conhecimento da fala dos pássaros.

Segundo essa percepção, o simbolismo do pica-pau mostra como podemos ser oportunistas e construir nossas vidas da maneira que queremos. Os pica-paus encontram valor em tudo, até mesmo em árvores mortas, e se os humanos aplicassem essa mesma ideologia em suas vidas, seriam capazes de aproveitar todas as oportunidades.

Além disso, de acordo com a crença celta, o pica-pau indica como se deve reconectar com suas raízes e sempre confiar em seus sentimentos viscerais. Esta é a única maneira de descobrir segredos e sentir o perigo de antemão.



Mitologia e folclore do pica-pau

O pica-pau ocupa grande importância em várias mitologias antigas de todo o mundo.

A mitologia do pica-pau proveniente dos romanos destaca o papel de Picus, um pica-pau que o Deus de Marte considerava sagrado. A mitologia elevou o status de pica-pau a deus menor na Itália antiga, devido à sua natureza fértil e produtiva.

A mitologia romana antiga também associava Picus à fertilização do solo e do esterco. O status deste pica-pau grego como uma divindade agrícola também abrange todos os outros pica-paus no ciclo da natureza.

Também na mitologia grega, o pica-pau é sagrado para Ares e Zeus. A mitologia romana associa o pica-pau a Marte, um planeta de iniciativa e energia.



Se você precisar de um exemplo real de resiliência e resistência, basta olhar para um pica-pau. Como animal de poder, totem e animal espiritual, o pica-pau representa força, oportunidade, sabedoria, resiliência e determinação.

Sem nunca desistir, ele vê valor nas coisas mais desesperadoras, incluindo uma árvore morta, e faz com que surja um bem notável.

7.136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Flamingo

bottom of page