• Animais de Poder

Totem do Tatu

Atualizado: 21 de ago. de 2021


O Tatu carrega sempre sua armadura consigo, sua arma é parte de seu próprio corpo. Sua carapaça protetora é parte de seu ser, sendo uma grande bênção este poder de erguer uma muralha em torno de si, para impedir que a maldade alheia penetre.


A lição do Tatu é clara: se você não quiser sentir-se invadido, tome as precauções necessárias para defender seu espaço vital. Se o Tatu apareceu em seu totem, significa que é tempo de você definir seus próprios limites. É possível que você tenha sido complacente demais e tenha deixado sua casa se converter numa verdadeira rodoviária, com gente entrando e saindo a toda hora do dia e da noite.


Você aprendeu a dizer não quando necessário? Mesmo nos casos em que você é obrigado a abrir mão de seus próprios planos para atender aos desejos alheios?


Defina o que você esteja realmente disposto a fazer ou tolerar, não é possível ser objetivo se você não souber exatamente onde termina a personalidade de outra pessoa e onde começa a sua. Se você não demarcar seus limites, acabará se transformando numa esponja que absorve o que deseja e o que não deseja.


Proteja seus limites com a armadura do Tatu e aceite somente a intrusão das coisas e das pessoas que lhe são realmente benéficas.


Se você tem o Tatu em desequilíbrio em seu totem, significa que talvez você esteja pensando que a única maneira de vencer na situação atual é se escondendo, ou tentando passar a impressão de que você possui uma couraça impenetrável.


Saiba que se abrindo e vivenciando plenamente sua vulnerabilidade é a chave para uma experiência transformadora para você. O truque é deixar que o Tatu ajude a deixar de se esconder, usando sua armadura para refletir as energias negativas. Você é capaz de aceitar ou rejeitar qualquer sentimento, ato ou energia, sem ter que se esconder.


O ventre do Tatu é macio porque sua carapaça o protegerá, caso seja necessário. Se você continuar tentando coibir a expressão de seus sentimentos profundos e temendo o fracasso ou a rejeição, isto fará com que necessite de uma armadura cada vez mais forte que acabará por impedi-lo de agir. Deixe de passar a vida fugindo e você conquistará o poder de superar suas dúvidas e hesitações e atingir a essência de seu ser.


Lembre-se de que a única verdadeira rejeição é aquela imposta por você mesmo, quando se recusa a romper sua armadura para permitir a livre expansão de sua personalidade. Não deixe que sua armadura se transforme numa prisão e nem que seus medos sejam seus carcereiros.


Texto baseado no livro Cartas Xamânicas de Jamie Sams & David Carson



51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo