• Animais de Poder

Totem do Uirapuru

Atualizado: 21 de ago. de 2021




O Canto do Uirapuru é doce como o som de uma flauta.

Dizem que quando ele canta, todos os outros pássaros da floresta silenciam para ouvir seu canto.

É muito difícil ver um uirapuru, mas o seu canto é ouvido por todos. Principalmente nos meses em que ele constrói o seu ninho.

Muitos indígenas da Amazônia, acreditam que a voz de Deus seja como o canto sagrado do Uirapuru.

É considerado o canto sagrado que cura. O sopro da Voz Divina.

Se o Uirapuru voou para o teu totem, ele está te convidando para ser como ele, um curador, soprando as mais doces melodias divinas que fazem silenciar o ego para ouvir a voz divina que faz moradia na densa floresta de sua alma.

Esta ave é encontrada nas margens dos baixos rios Amazonas e Madeira, na região entre os rios Tocantins e Xingu, no leste do Pará e litoral do Amapá. Encontrado também nas Guianas e na Venezuela. Habita florestas periodicamente inundadas, várzeas e em emaranhados de vegetação ao longo de cursos d’água.

Eles gostam de comer frutas mas também comem insetos e aranhas. É um bicho esperto, porque quando as formigas saem dos formigueiros fazendo uma correição, (quando sai uma fileira de formigas correndo e espantando todos os insetos no caminho), o uirapuru vai atrás delas, poque sabe que vai dar para fazer um banquete com os insetos que elas desintocam. 

O seu canto é lindo, parece uma flauta.Tanto o macho como a fêmea cantam, mas o macho canta melhor, o canto dura entre cinco e dez minutos em geral ao amanhecer e ao entardecer. Contam que quando o uirapuru canta, todos os outros pássaros da mata silenciam, para ouvir o seu canto maravilhoso.

Existem muitas lendas na Amazônia sobre este pássaro, uma delas diz que um pássaro de canto perfeito foi atingindo por uma flecha de uma moça apaixonada e se transforma em um belo guerreiro. Cheio de inveja, um perverso feiticeiro toca uma bela canção em sua flauta encantada e faz com que o rapaz suma. A partir daí, só a maravilhosa voz do guerreiro permaneceu na mata. É raro observar o uirapuru, entretanto seu canto é ouvido frequentemente na mata.

Outra lenda do uirapuru diz que havia uma tribo de índios, onde duas índias lindas amavam o cacique. Com dúvida em qual escolher, o cacique prometeu casar-se com aquela que tivesse a melhor pontaria, então propôs um desafio: a índia que acertasse a flecha no alvo seria sua amada. Apenas uma das índias acertou a flecha no alvo.

A vencedora se casou com o cacique, a outra, triste, pediu ao deus dos índios, Tupã, que a transformasse em um pássaro, para poder observá-los discretamente. Dizem que o homem que obtiver uma pena terá sorte nos negócios e com as mulheres. A mulher que conseguir um pedaço do ninho terá a pessoa que ama apaixonada e fiel pelo resto da vida. Quem ouvir o canto deverá fazer um pedido, que será rapidamente realizado.


Equipe animaisdepoder@gmail.com


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo