top of page

Totem do Jacaré / Crocodilo

  • Foto do escritor: Animais de Poder
    Animais de Poder
  • 3 de out. de 2024
  • 3 min de leitura


Tanto o Jacaré quanto o Crocodilo vivem em dois domínios – o da Terra e o da Água. A maior diferença entre eles está apenas nas suas proporções e tamanhos. Eles frequentemente usam as áreas entre eles (lama) como uma forma de se esconderem quando caçam. Note, no entanto, que esse Animal de Poder não consome simplesmente por diversão – ele comem quando necessário, movendo-se lenta e seguramente, sem desperdiçar nada; isso fornece a essa criatura sagrada o valor simbólico adicional da frugalidade. A vida nos oferece todo tipo de alimento para a “alma”, e precisamos levar nosso tempo para integrá-lo.



Uma das características definidoras interessantes do Jacaré/Crocodilo é que seus olhos estão no topo de suas cabeças. Metafisicamente, isso implica o dom da visão – talvez previsão do futuro, clarividência, a capacidade de ver seres do plano espiritual, etc. Essa maravilha da natureza é o motivo pelo qual é difícil avistar esses animais antes que eles ataquem. Eles usam seus olhos para ver sem se expor ao perigo.



Pagés dizem que o Jacaré, têm uma afinidade próxima com a Mãe Terra, pois esse espírito também protege aqueles sob sua orientação. O Jacaré não é facilmente enganado e traz uma lição de paciência, particularmente durante novos começos. O Crocodilo para os Xamãs de muitas Nações é o portador do mundo, a divindade noturna e lunar, o mestre das águas primordiais, dos rios, lagos e pântanos.

Para nossos ancestrais, ele representa a voracidade da noite devorando o sol todas as tardes, o

presente, de uma civilização ou de uma época a outra.



O simbolismo deste animal sagrado é de uma quantidade incontável. São infinitas as facetas e representações do Jacaré/Crocodilo, porém todas elas permeiam uma cadeia simbólica fundamental que é a das forças mestras da morte e do renascimento. Mesmo que seus atributos e simbolismos sejam agradáveis ou até belos, todos são envoltos, na energia de fatalidade, porque a força que este animal expressa é inevitável, assim como a noite se vai para que o dia volte, ou como a morte faz seu papel para que a vida possa Retornar. No Ocidente se interpreta a voracidade como um crocodilo, mas acima de tudo ele é um arquétipo de duplicidade e hipocrisia. Na mitologia chinesa, o crocodilo é o inventor do tambor e da música; portanto, desempenha um certo papel no ritmo e na harmonia do mundo; também conhecemos um Deus Crocodilo que produz uma explosão de luz. As lendas cambojanas também relacionam o crocodilo ao brilho de uma gema "cristal" ou de um diamante. Em muitas culturas, conectam ele ao simbolismo do relâmpago, tradicionalmente associado aos períodos de chuva.



O poderoso dom da Medicina do Jacaré é aquele que nos faz valorizar plenamente tudo o que a vida nos traz. O Jacaré nos mostra a importância de assimilarmos adequadamente os prazeres e sofrimentos da vida. Através de muitas maneiras, a cura ancestral do Jacaré se reflete em nós quando ele mergulha debaixo d'água, pois quando ele se envolve em torno de sua presa, ele nos mostra que recebermos pancadas e bordoadas da vida quando as circunstâncias não são adequadas, e que ou devoramos ou somos devorados.



Como já sabemos o Jacaré ou Crocodilo trabalha com a energia da água, que representa nossas emoções, particularmente aquelas que escondemos do mundo. Sua Medicina Ancestral trabalha para abraçar esses sentimentos e trabalhar com eles honestamente. Todos os humanos têm um poço interno de sabedoria combinado com o inconsciente coletivo que nos guia por esse processo, e este Sagrado Animal está sempre pronto para nos ajudar. Evoque ele com Respeito e Moderação e poderá encontrar dentro e fora de si uma Resolução.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Komentáře


© 2024 Animais de Poder®

Todos os direitos reservados

  • Black Instagram Icon
bottom of page