top of page
  • Foto do escritorAnimais de Poder

Totem da Vespa

Atualizado: 21 de ago. de 2021




As palavras chaves da Vespa são: Guerreiro, Guardião, Integridade, Controle, Monitoramento, Proteção da comunidade, Proteção e cuidado com os mais Jovens , Mulheres Guerreiras.


Existem em torno de 75.000 espécies de vespas no mundo. Elas Pertencem à mesma família das abelhas e das formigas. Mantém uma sociedade organizada, cada um com sua função. Tem uma Rainha, que é a única Vespa que reproduz. Mas na sociedade das Vespas existem fêmeas e machos. As Vespas fêmeas, são as trabalhadoras, as que polinizam, constroem os ninho e buscam comida e protegem o ninho e os mais jovens.


A função do Macho, zangão, é impregnar a rainha com esperma. Mas ela decide qual postura será impregnada ou não. A vespas fêmeas, nascem estéreis, de ovos, que foram fertilizados e os zangões nascem de ovos que não foram fertilizados, nesse caso, para nascerem zangões, os machos retêm o esperma em seus corpos.


O ovipositor nos machos é um depositador de ovos. Nas femeas os ovipositores fazem vez de ferrão, são órgãos ocos conectados a uma glândula venenosa dentro do abdômen . Se perturbado, a Vespa se projeta contra o ferrão, esfaqueia a vítima e injeta veneno na ferida, resultando em dor intensa.

As picadas de vespa paralisam as presas, mas não matam, portanto a presa não se decompõe.


As Vespas são fundamentais na cadeia alimentar para o controle de insetos como mosquitos, moscas, lagartas, pulgões e aranhas. Mas existem predadores para as Vespas , como os guaxinins, gambás, ursos, anfíbios, répteis e aranhas. Observe que as aranhas estão em ambas as categorias, o que contribui para um relacionamento energético interessante.


A vespa caçadora (Pepsis formosa pationii) é o inseto que tem uma das picadas mais dolorosas conhecidas da humanidade. O tormento dura apenas três minutos, mas parece uma eternidade. A dor, avaliada como nível quatro no Índice de Dor de Ferroadas de Schmidt (o mais alto), é melhor descrita como “ferozmente elétrica”. Especialistas e pessoas que passaram por esse inferno dizem que é como ser eletrocutado. Felizmente, o veneno dessas vespas, apesar de produzir dor intensa a curto prazo, não possui toxicidade significativa. Em outras palavras, a picada da vespa não é mortal, mas é tão dolorosa que te faz querer morrer.


Se a Vespa é seu Animal Totem, ela ajuda você lidar com a sua agressividade, e impulsividade. Ela é um forte aliado quando você se vê fraco na comunicação com os outros.

O Totem da vespa, pode ser de pessoas, que sintam a necessidade de solidão ou de ter uma vida em sociedade. Normalmente, ela demonstra mais a agressividade, impulsividade e alerta para o ataque, no final verão, quando a Rainha diminui a postura de ovos, os Zangões começam a morrer, por diminuir a comida e para suprir a necessidade eles precisam buscar açúcar para aumentar a energia, e acabam procurando principalmente em áreas habitadas por humanos, onde os lixos são fartos, de oferta de alimentos com açúcar. Açúcar + humanos = problemas. A jovem rainha recém-casada irá hibernar e continuar de novo na primavera seguinte.


A Vespa nunca ataca, se não se sente ameaçada. Ela reage a gestos de violência. E quando o seu ninho é ameaçado, para proteger a Rainha e as larvas jovens, elas atacam em grupo, numa sequência arquitetada, uma após outra. Elas não perdem o ferrão, quando picam (como as abelhas) então uma mesma vespa, pode picar e voltar e picar novamente. Mas quando não se sente ameaçada, ela vive tranquilamente, desempenhando suas funções, sem atacar animais maiores, Como mamíferos e pássaros. Pois esses não fazem parte de sua cadeia alimentar.


Se a Vespa apareceu no seu totem, pode estar lhe trazendo a mensagem de que você leve em consideração a sua forma de comunicação. Ela pode ser um sinal de que você deve se expressar de forma mais clara. Ela pode ser também um alerta, que lhe diz: Perigo! Não se aproxime muito! Mantenha uma distância confortável. Respeite o espaço do outro, para não ferir e não ser ferido. Mas também pode lhe mostrar o Quanto é rica a primavera e o Verão, e que é nestas estações que armazenamos energia do néctar doce das flores e frutos (Fontes de inspiração, alimento para a criatividade) , para passarmos pelo outono e o inverno, de forma mais plena.


Fontes: Cie Simurro-Thunderbird Starwoman, Natasha Romanzoti, Wikipédia, Equipe Animais de Poder



213 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Flamingo

bottom of page